Ações de Extensão

A questão da atuação temática vem registrada no Plano Nacional de Extensão como uma sinalização para “priorizar práticas voltadas ao atendimento a necessidades sociais emergentes, como as relacionadas à área de Educação, Saúde, Habitação, Produção de Alimentos, Geração de Empregos e Ampliação de Renda”, bem como “enfatizar a utilização de tecnologia disponível para ampliar a oferta de oportunidades e melhorar a qualidade da educação, incluindo ai a Educação Continuada e a Distância e pensar a Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentado como componentes da atividade extensionista”.

Ao descrever as Metas da Articulação com a Sociedade, o Plano Nacional de Extensão referencia em tempo o desenvolvimento de programas de extensão ligados à ampliação da oferta e melhoria da qualidade da educação básica, programas e projetos relacionados à preservação e sustentabilidade do meio ambiente, melhoria da saúde e qualidade de vida, melhoria do atendimento à atenção integral à criança, aos adolescentes e aos idosos, participação no programa de educação nas áreas de reforma agrária, promoção de atividades de desenvolvimento cultural - principalmente as voltadas para o incentivo à leitura- assim como as do turismo regional, folclore e cultura popular. Consta ainda como meta à participação da extensão universitária no esforço nacional de formação de mão de obra, qualificação para o trabalho, reorientação profissional e capacitação de gestores de políticas públicas.

As instituições participantes do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas do Brasil passaram a tratar de forma muito diferenciada não só quais seriam esses temas como também que terminologia seria mais adequada para descreve-los, para fim operacional. Assim se falava em “eixos temáticos”, “eixos estratégicos”, “áreas temáticas”, “áreas estratégicas” ou “áreas temáticas estratégicas”. Ao realizar seu trabalho, o GT constatou que temas como “Atenção Integral à Criança, Adolescentes e Idosos”, por exemplo, já estavam abrangentemente incorporados em outros temas, como em “Promoção à Saúde e Qualidade de Vida”.

Foi proposta uma terminologia única, que espelhasse o conteúdo do Plano Nacional de Extensão e que se usasse a terminologia única “áreas temáticas”, assim distribuídas, por ordem alfabética:

1 - Comunicação 5 - Meio Ambiente
2 - Cultura 6 - Saúde
3 - Direitos Humanos e Justiça 7 - Tecnologia e Produção
4 - Educação 8 - Trabalho

 

Modelo de Carta de Aprovação